viernes, 6 de noviembre de 2009

LINHA DAS ALMAS

Sobre As Crianças

São espíritos que já estiveram encarnados na terra e que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. Em sua maioria, foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso trazem características de sua última encarnação, como o trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doces.
Assim como todos os servidores dos Orixás, elas também tem funções bem específicas, e a principal delas é a de mensageiro dos Orixás.
Quando incorporadas em um médium, gostam de brincar, correr e fazer brincadeiras (arte) como qualquer criança. É necessário muita concentração do médium (consciente), para não deixar que estas brincadeiras atrapalhem na mensagem a ser transmitida. É comum em uma gira de criança, ver um médium "cambaleando" antes de incorporar inteiramente, isso se dá devido a "disputa" que estes espíritos travam para ver quem incorpora primeiro, bem típico desta linha.
Os "meninos" são em sua maioria mais bagunceiros, enquanto que as "meninas" são mais quietas e calminhas. Alguns deles incorporam pulando e gritando, outros descem chorando, outros estão sempre com fome, etc... Estas características, que as vezes nos passam desapercebido, são sempre formas que eles tem de exercer uma função específica, como a de descarregar o médium, o terreiro ou alguém da assistência.
Os pedidos feitos a uma criança incorporada normalmente é atendido de maneira bastante rápida. Entretanto a cobrança que elas fazem dos presentes prometidos também é. Nunca prometa um presente a uma criança e não o dê assim que seu pedido for atendido, pois a "brincadeira" (cobrança) que ela fará para lhe lembrar do prometido pode não ser tão "engraçada" assim.
COMANDOS E REPRESENTAÇÕES DAS LINHAS DE UMBANDA

Por serem um conjunto de vibrações que atuam sobre todos os seres encarnados, as Linhas de Umbanda têm Comandos definidos e Representantes junto às outras linhas, para evitar entre choques e harmonizar melhor as freqüências, sendo o seu principal escopo o bem estar do ser encarnado. Ditos Representantes, comparam-se à Diplomatas com suas imunidades, e ascendência direta sobre os seus afins. A seguir damos a relação dos Comandos e Representantes entre as 7 Linhas da Umbanda.

LINHA DE OXALÁ

Caboclo Tupi - Representante de Oxalá na Linha das AlmasCaboclo Guarani - Representante de Oxalá na Linha de OxóssiCaboclo Aymoré - Representante de Oxalá na Linha de OgumCaboclo Guaracy - Representante de Oxalá na Linha de XangôCaboclo Ubiratã - Representante de Oxalá na Linha de IbejiCaboclo Ubirajara - Representante de Oxalá na Linha de SenhorasCaboclo Urubatão da Guia - Comando da Linha de Oxalá

LINHA DAS SENHORAS

Cabocla Janaina - Representante das Senhora na Linha das AlmasCabocla Jupissiara - Representante das Senhoras na Linha de OxóssiCabocla Jupiara - Representante das Senhoras na Linha de OgumCabocla Jussara - Representante das Senhoras na Linha de XangôCabocla Jacira - Representante das Senhoras na Linha de IbejiCabocla Jandira - Comando da Linha das SenhorasCabocla Jupira - Representante das Senhoras na Linha de Oxalá

LINHA DE IBEJI

Yarirí - Representante de Ibeji na Linha das AlmasCrispiniano - Representante de Ibeji na Linha de OxóssiCrispim - Representante de Ibeji na Linha de OgumOrí - Representante de Ibeji na Linha de Xangô.Doum - Comando da Linha de IbejiDamião - Representante de Ibeji na Linha das SenhorasCosme - Representante de Ibeji na Linha de Oxalá

LINHA DE XANGÔ

Xangô Abomi - Representante de Xangô na Linha das AlmasXangô Aganjú - Representante de Xangô na Linha das AlmasXangô Alafim - Representante de Xangô na Linha de OgumXangô Kaô - Comando da Linha de XangôXangô Agojo - Representante de Xangô na Linha de IbejiXangô Alufam - Representante de Xangô na Linha das SenhorasXangô Agodô - Representante de Xangô na Linha de Oxalá

LINHA DE OGUM

Ogum Megê - Representante de Ogum na Linha das AlmasOgum Rompe Mato - Representante de Ogum na Linha de OxóssiOgum Guerreiro - Comando da Linha de OgumOgum de Nagô - Representante de Ogum na Linha de XangôOgum Dilê - Representante de Ogum na Linha de IbejiOgum Beira Mar - Representante de Ogum na Linha das SenhorasOgum de Malê - Representante de Ogum na Linha de Oxalá

LINHA DE OXÓSSI

Caboclo Arruda - Representante de Oxóssi na Linha das AlmasCaboclo Pena Verde - Comando da Linha de OxóssiCaboclo Araribóia - Representante de Oxóssi na Linha de OgumCaboclo Cobra Coral - Representante de Oxóssi na Linha de XangôCaboclo Guiné - Representante de Oxóssi na Linha de IbejiCabocla Jurema - Representante de Oxóssi na Linha das SenhorasCaboclo Pena Branca - Representante de Oxóssi na Linha de OxaláVovó Maria Conga - Comando da Linha das AlmasVovó Arruda - Representante das Almas na Linha de OxóssiPai Benedito - Representante das Almas na Linha de OgumPai Tomé - Representante das Almas na Linha de XangôPai Joaquim - Representante das Almas na Linha de IbejiRei Congo - Representante das Almas na Linha das SenhorasPai Guiné - Representante das Almas na Linha de OxaláA linha de Exus, é outra linha independente, assim como Ibeji, engloba-se no plano número 1 da Umbanda, através do qual tem se acesso aos planos positivos, por mérito e evolução, conseguidos através do trabalho de sapa.Exú é a Polícia de Choque da Umbanda, é quem cobra na hora e também é quem tem maior ligação com os seres encarnados. Existem três tipos de Exu, à saber:
EXU PAGÃO: é aquele que não sabe distinguir o Bem do Mal, trabalha para quem pagar mais. Não é confiável, pois se pego, é castigado pelas falanges do Bem, então volta-se contra quem o mandou.EXU BATIZADO: é todo aquele que já conhece o Bem e o Mal, praticando os dois conscientemente; são os capangueiros ou empregados das entidades, à cujo serviço evoluem na prática do bem, porém conservando suas forças de cobrança.EXU COROADO: é aquele que após grande evolução como empregado das Entidades do Bem, recebem por mérito, a permissão de se apresentarem como elementos das linhas positivas, Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, Oguns, Xangôs e até como Senhoras.Elemento e força da natureza: fogoDia da semana: segunda-feiraChakra atuante: básico ou sacroPlaneta regente: Saturno e PlutãoNota musical: dóCor vibratória: vermelho (totalmente), variando a tonalidade de acordo com sua evoluçãoCor representativa: vermelho e preto, branco e preto, preto e amarelo (vide nota especial no final do capítulo *)Cor do colar (guia): vermelho e preto, branco e preto, preto e amarelo, como acimaSaudação: Aruê-Exu, Arô-Exu ou Laroiê-ExuNegativo: QuiumbasAmalá: carne de porco ou de boi crua, cabrito, galinha preta, farofa com azeite de dendê, pimenta da costa, pipoca sem sal e sem açúcar, banana d'águaOtí: cachaça para os machos e champanhe ou anis para as fêmeasLocal de entregas: encruzilhadas, cemitérios, praias, lodo, pedreiras, etc.Encruzilhadas abertas: para todos Exus (indistintamente)Encruzilhadas fechadas: para todos os Exus (indistintamente)Porteira de Curral: Exu das Sete PorteirasEncruzilhadas Mistas: Exus mirins, etc...Encruzilhadas em "S" ou curvas: Exu Tira-teimaEncruzilhadas em pé de galinha: Dona Pomba-giraEncruzilhadas de estrada de ferro: Dona Maria PadilhaEncruzilhadas de caminho do mato: Dona Maria MolamboNOTA: Nas curvas em S nunca se caminha pelo lado do ângulo da curva. Nunca se deve atravessar as encruzilhadas em diagonal, principalmente as de dentro do cemitério. Ao utilizar-se uma porteira de curral, entra-se pelo lado direito e sai-se pelo esquerdo.Nota especial da cor representativa e dos colares (guias) *Vermelho e preto: para todos os EXUS de encruzilhadas.Preto e branco: Para todos EXUS com chefia, independente do local a que pertença.Preto e amarelo: Exclusivas para os EXUS da Calunga Pequena (cemitério).

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