jueves, 24 de septiembre de 2009

PUNTOS DE UMBANDA

Refletiu a luz divina,
em todo seu esplendor
é no Reino de Oxalá
aonde há paz e amor,
Luz que refletiu na terra,
luz que refletiu no mar,
luz que veio de Aruanda,
para todos iluminar

A Umbanda é paz e amor
é um mundo cheio de luz
é a força que nos dá vida
é a grandeza que nos conduz

Avante, filhos de fé
como a nossa lei não há
levando, ao mundo inteiro
a bandeira de Oxalá
levando, ao mundo inteiro
a bandeira de Oxalá.


São Pedro, São Pedro, sentado no céu
Com a chave na mão, abrindo nossos trabalhos
Livrando perturbação
Saravá meu pai, Saravá meu Pai

Com a chave de São Pedro vamos abrir nossos trabalhos (bis)
Santo Antônio, ele é de ouro fino
Arreia a bandeira que vamos trabalhar
Uma estrela lá no céu brilhou,
Eu peço a Deus para nos iluminar
Oh meu glorioso São Miguel Arcanjo,
Peço licença para nós trabalhar

Abremos a nossa gira¡
pedimos a proteçao¡(bis)
a nosso pai oxala
para que nos de sua proteçao¡
ao nossa mai Iemanjá¡
para cumprir nossa misao(bis)

Eu abro a nossa Gira Com DEUS e Nossa Senhora,
Eu abro a nossa Gira, com o rei meui pai d’ Angola. (BIS)



EU TENHO SETE ESPADAS PRÁ MIM DEFENDER

EU TENHO UGÚM DA MINHA COMPANHIA,

OGÚM E MEU PAI,

OGÚM E MEU GUÍA,

ELE E DE OXALÁ E DA VIRGEM MARÍA.



SEU CAVALO CORRE,

SUA ESPADA E LUZ

SUA BANDEIRA COBRE

TODOS FILHOS DE JESÚS.

SEU CAVALO CORRE,

SUA ESPADA E LUZ,

ELE E OGÚM IARÁ O LLEVA SANTA CRÚZ.





BENDITO LOUVADO SEJA,

BENDITA SUA BANDA,

SARARAVÁ OGÚM.

JÁ VENCEU DEMANDA, SEU OGÚM

TOCOU CLARIM.

JA VENCEU DEMANDA

JA TOCOU CLARIM.

JA VENCEU DEMANDA.

SEU OGÚM TOCOU CLARIM.



NA PERA DO MATO,

TEM MIROCA.

NA PERA DO MATO

TEM DENDÉ.

NA PERA DO MATO,

TEN DESPACHO QUE HICIERON PRA VOCE.

E PRECISO . VOCÉ TEM QUE APRENDER

MAIS VA FALAR A ROMPE

MATO QUE ELE VAI A DEFENDER.

OIÁ MULHER CORAJOSA QUE AO ACORDAR EMPUNHA SEU SABLE

OIÁ MULHER DE XANGÓ.

OIÁ CUJO MARIDO É VERMELHO.

OIÁ QUE EMBELEZA SEUS PÉS COM PÓ VERMELHO.

OIÁ QUE MORRE CORAJOSAMENTE CON SEU MARIO.

OIÁ VENTO DA MORTE.

OIÁ VENTANINA QUE BLANCA AS FOLHAS DAS ÁRVOLES POR

TODA A PARTE.

OIÁ A ÚNICA QUE PODE SEGURAR ACHIFERE DE UM BÚFALO

POR TER SAÍDO DE UM BÚFALO, EM UMA DE SUAS HISTORIAS.



IANSÁ, ORIXÁ DA UMBANDA

RAINHA, SEREIA DO MAR,

SARAVÁ IANSÁ, LA NA ARRUANDA IPÁRRE.

IANSÁ, VENCEU DEMANDAS.



IANSÁ MENINA

QUE TEM BELA COROA

IANSÁ MENINA

QUE TEM BELA COROA

NÁO ME DIXE PELO AMOR DE DEUS, IANSÁ

NÁO ME DEIXA Á TOA.



CASTELLANO



IANSÁ, MUCHACHA

DE MELENA CLARA

DÓNDE ES TU VIVIENDA

EN LA MINA ÁUREA

TIEMPO EN LA RUEDA DEL TIEMPO

TIEMPO QUE VAS A GIRAR,

TIEMPO EN LA RUEDA DEL TIEMPO

IANSÁ VIENE A SALUDAR.



DUEÑA DE LOS VIENTOS

MENSAJERA DE OXALÁ

SARAVÁ GRAN AMAZONA

DIOSA DE LA LUZ Y EL FUEGO.

SANTA PUJANTE PATRONA

QUE INDICAS EL DERROTERO

A TUS HIJOS PROTECCIÓN PROCURARAS

EPARREÍ BELLA OIÁ

MOZA RICA DE LA ARUANDA

VEN A UMBANDA, SARAVÁ EPARREÍ.



IANSÁ CREO EL TIEMPO

PARA OXÚM, GOBERNAR

CRUZANDO MAR ADENTRO

OXÚM SE PONDRÁ A CANTAR.

MI PAI XANGÓ MIRA A TUS HIJOS

QUE YO TAMBIÉN HIJO TUYO SOY,

SEU AGODÓ, YEMANJÁ SOBÁ, YEMANJÁ SOBÁ

SE DICE QUE HABITA XANGÓ EN UNA LADERA,

MAS NO ES SU VIVIENDA VERDADERA

EL VIVE EN ARUANDA, UNA CIUDAD DE LUZ.

DONDE VIVEN OXUMARÉ Y JESÚS.



QUIEN VIVE EN LA LADERA ES XANGÓ

SEÑOR DE MI DESTINO HASTA EL FIN

SI UN DIA, ME FALTARA LA FE DE MI SEÑOR

QUE LA MONTAÑA CAIGA SOBRE MI.



HACHA DE HACHA Y DE ORO TODO

DE ORO ES EL HACHA DE ORO.

HACHITA LISTA, SACA CHISPAS,

CORTA MIRONGA EL HACHITA DE XANGÓ.



EL ES XANGÓ DE LAS ALMAS

HECHO EN LAS ALMAS ES EL

ALMAS, SALVE ALMAS MÍAS

SEU AGODÓ QUE ME VENGA A VALER.



Sao Cosme e sao damiao
sua santa já chegou
veio do fundo do mar
que santa barbara mandou
dois,dois sereia do mar
dois, dois mamae yemanjá
dois,dois meu pai oxalá(bis)

ó doum ó doum
sao cosme e sao damiao
eu vo dizer a papai
camaradinha já chegou
ó doum....ó doum (bis)

sao duas irmas
cosme e damiao
tambem sao irmaos
estrela¡ estrela¡
a estrela e a lua
cosme e damiao
tambem sao irmaos (bis)

eu pedi a oxala
pra mandar as criancinhas
pra vir na banda
brincar e trabalhar
tem cocada
tem guaraná
ó crianças
venham me ajudar (bis)

eu vo contar a vovó
que os pequeninos nao chegam
ó cosminho, ó maio
ó crispim, crispiniano
ó zezinho,josefina
ó julina, ó doum
caindé e tudos os sete encruzilhadas(bis)

cosme e damiao
olha rei da umbanda já chegou
meu deus¡¡
cosme e damiao
vem saudar os teus irmaos
meu deus¡¡¡ (bis) (Punto de devoción al terreiro)
Quatro cantos tem a sala
e eu com grande devoção
em um canto tenho a santo antonio
num outro a sao pedro
e no outro a Pai João
e a São Jorge na parede
a São Jorge na parede
com sua lança na mão
qué feliz era o lar,
de María e de José,
Eu precisso Santo Antônio
eu preciso Santo Antônio
São Pedro e Pai João
e a São Jorge na parede
a São Jorge na parede
com sua lança na mão(BIS)

PUNTOS DE BAUTIZMO

Nas aguas do rio Jordão
João batizou a Jesus,
eu também te batizo
com a sinal da cruz(BIS)

A corrente poderosa
que Oxalá nos enviou
a corrente da Mãe Oxum
que o seu filho confirmou(BIS)

São João Batista, que batizou a Jesus,
ensinar o teu filho o caminho da cruz
se ver a teu filho caído pelo chão
levanta, levanta, são tudos irmãos,
que o filho de Umbanda não fica pelo chão(BIS)

PUNTOS PARA CONFIRMACION DE CABOCLOS

Ajoelha caboclo
você nao e judeu(bis)
você tem um nome
foi oxala quem lhe deu(bis)

PUNTOS PARA CABOCLO CONFIRMADO

Disse quem disse
falasse quem falasse(bis)
é meu é meu
foi oxalá quem me deu(bis)

PUNTO DE PRETO VELHO PARA PASAR FALA

Com dende com dende
preto velho trabalha com dende(bis)
agora que eu quero ver
preto velho trablha com dende(bis)

Aí vem Jesús navegando no mar
É o povo africano que vem trabalhar

Cai na agua, cai na agua, cai na agua eu quero ver
Cai na agua minha gente, o africano tein que ser(bis)

Arranca-Toco chegou,
Vem chegando de Aruanda
Ele é filho de Oxalá
Pelos terreiros da Umbanda

Cai agua cai agua cai agua eu quero ver¡
Chegou africano nesta terra¡
Africano eu quero ver(bis)
Ele tein a tessoura de sao Cipriano¡
Ele pai ele rei da falange de africano¡(bis)

Eu me chamo Arranca-Toco
Arranca-Toco arrê Congá
Arranca-Toco de raíz
Sem deixar nenhum sinal

Baiana da saia rendada
Sua capoeira tem axé
A baiana se requebrava
Sob a dança do Candomblé
Ô ô ô Bahía,
Bahía do nosso Senhor do Bomfim(bis)

Cuando a lua clario oh oh oh¡
Vein por detrais das matas oh oh oh¡
Vein chegando africano e a sua falange¡
Oh oh oh ruanda¡(bis).
Pisa na macumba num batuque no cangiré¡
Pisa na macumba num cangirá¡(bis)
Que eu vou bater tambor que eu vou bater tambor¡
vou batir na macumba chamar o protetor¡(bis)

Kimbandeiro nao derrumba¡
Eu nao tenho medo a nada¡
Cuando faço minha macumba kimbandeiro nao derrumba¡
Oh ganga ie ganga(bis)
Africano em meu congá¡

Quem gira na linha preta kimbandeiro a de ser(bis)
Batuque na meia noite macumba eu quero ver(bis)

chapeu de couro
ponta de flecha
sacola cheia de brincadeiras
clariando o ceu da noite bela
que ta chegando Arranca estrela(bis)

Já e hora
de bater na cabeça no congá
já e hora filho de umbanda posse retirar
na lei da umbanda
saravá pai oxalá e yemanjá
bate cabeça meu filho
bate cabeça a teu pai
bate cabeça meu filho
que o filho de umbanda nao cai
você que esta tudo de branco
você que e filho de fé
agora bata sua cabeça
e pessa tudo o que você quer (bis)

Fechando a nossa gira
pedindo a proteçao(bis)
ao nosso pai oxalá
pra que nos de sua proteçao
ao nossa mae yemanjá
para cumprir nossa missao(bis)

No hay comentarios:

Publicar un comentario