lunes, 24 de agosto de 2009

oxum


Mãe da água doce, Rainha das Cachoeiras. Dona do ouro. Orixá da prosperidade, da riqueza, ligada ao desenvolvimento da criança no ventre da mãe.
Oxum rege o charme, a pose, o lado esnobe, principalmente das mulheres. Ela é o flerte, o namoro, a paquera, o carinho. É o amor; puro, real, maduro, solidificado, sensível. Ela é o amor verdadeiro. Ela é o charme, a manha, a vontade de ter algo apenas por ter.
Ela é a regente da fecundidade, ela quem cuida do feto desde o momento da primeira divisão celular até o momento do parto, onde entrega aos cuidados de Iemanjá, que é quem apara a cabeça da criança ao nascer.
Lenda:
Oxum leva ebó ao Orum e salva a terra da seca
Uma vez Olodumare quis castigar os homens. Então levou as águas da terra para o céu. E a terra tornou-se infecunda. Homens e animais sucumbiam pela sede. Ifá foi consultado. Foi dito que se fizesse um ebó com bolos, ovos, linha preta e linha branca com uma agulha e com um galo. Oxum encarregou-se de levar o ebó ao céu. No caminho Oxum encontro Exu e ofereceu-lhe os fios e a agulha. Em seguida encontrou Obatalá e entregou-lhe os ovos, Obatalá ensinou-lhe o caminho da porta do céu. Lá chegando Oxum encontrou um grupo de crianças e repartiu entre elas os bolos que levava. Olodumare viu tudo aquilo e se comoveu. Olodumare devolveu à terra a água retirada do céu e tudo voltou a prosperar.

No hay comentarios:

Publicar un comentario