lunes, 24 de agosto de 2009

bara


Bará (também chamado de Exu) é o dono dos caminhos, dos cruzeiros e das encruzilhadas.
Ele é o início de tudo, é a força natural viva que fomenta o crescimento, é o primeiro passo em tudo. Exu quer dizer “esfera”, aquilo que é infinito, que não tem começo nem fim.
Ele está na alteração do ânimo, na discussão, na divergência, no nervosismo. Está presente também na gargalhada, no sorriso incontido.
É aquele que traz a dor e a felicidade, o bem e o mau, ele é a contradição, o tudo e o nada.
Lenda:
Bará aprende a trabalhar com Ogum
Bará era um menino muito esperto.Todo mundo tinha receio de suas artimanhas. Ele enganava todo mundo,queria sempre tirar sua vantagem.
Sua mãe sempre o repreendia e o amarrava no portão de casa para ele não ir para rua fazer traquinagem. Bará ficava ali na porta esperando alguém se aproximar e então pedia seus favores, fazia suas artes e ali se divertia. Só deixava passar quem lhe desse alguma coisa.
Sua mãe então chamou Ogum e disse a ele para ficar junto com Bará e dele tomar conta. Ogum era responsável e trabalhador. Ogum Avanagã sempre ficou morando com Bará. Juntos eles moram na porta da casa e se dão bem. Bará continuou um menino danado, mas com Ogum aprendeu a trabalhar. Agora ele ainda se diverte com todos, mas para todos faz o seu trabalho. Todos procuram Bará para alguma coisa. Todo mundo precisa dos favores de Bará.

No hay comentarios:

Publicar un comentario